Quando a ansiedade e a depressão andam juntas
Débora Queiroz

Débora Queiroz

Psicóloga

Quando a ansiedade e a depressão andam juntas!

Todas as pessoas estão sujeitas à experiência de situações dolorosas que levam ao sentimento de tristeza, sentimento de depressão ou até mesmo situações que elevam o nosso nível de ansiedade.

Vivenciar estes momentos é comum a qualquer ser humano, em qualquer idade.

Porém, quando a tristeza e a preocupação se transformam em estados emocionais depressivos ou ansiosos que se prolongam no tempo, roubando energia, entusiasmo e capacidade de trabalho, o nosso alarme interno deve soar.

Infelizmente, muitas pessoas não são capazes de reconhecer que o seu estado emocional pode ser reflexo de um transtorno de humor, e que a ansiedade pode estar levando a depressão ou vice-versa.

Há pessoas que sentem-se permanentemente num estado de ansiedade elevado, marcado pela agitação motora, aceleração cardíaca, suores, medos e sensação de aperto no peito, ignorando que há um componente depressivo por detrás destes sintomas.

Do mesmo modo, outras pessoas evidenciam sobretudo um humor tendencialmente depressivo, falta de energia e pensamentos negativos, desvalorizam o componente ansioso que lhes está associado.

Nem todas as formas de depressão se manifestam com ansiedade e, da mesma forma, nem toda ansiedade têm um componente depressivo, mas a verdade é que os dois tipos de perturbações surgem muitas vezes em simultâneo, transformando o estado emocional da pessoa.

Os medicamentos podem ser importantes nos tratamentos de humor, mas isso só acontece na medida em que a sua prescrição resulte de um diagnóstico clínico e do devido acompanhamento.

Não deixe de buscar ajuda de um psicólogo.

Clique aqui e veja os benefícios do tratamento psicológico.

Estamos Juntos!

Se você gostou comente. Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Conversar
1
Olá, aqui é a Débora
Oi, tudo bem? Eu sou a Débora, Psicóloga em Valinhos. Vamos conversar?