Além da preocupação em contrair o vírus, observo pessoas com dificuldade em lidar com as mudanças repentinas em seu cotidiano, mudanças essas que afeta a vida social, profissional, financeira e principalmente emocional.
A preocupação com o futuro próximo gera altos níveis de ansiedade e estresse devido a incerteza de quando e como tudo isso acabará.
Vale a pena ressaltar que, o estresse é uma via que facilita o surgimento de inúmeras doenças, isso quer dizer que, o estresse em níveis elevados reduz a capacidade do nosso sistema imunológico em combater o Coronavirus COVID19 ou qualquer outra doença mais simples, aumentando a chance de contrair vírus oportunistas.
Precisamos, além das medidas básicas de prevenção ao vírus, examinar a nós mesmo, identificar como está o nosso diálogo interno, analisar como nos sentimos e o que pensamos diante desses acontecimentos e suas consequências.
Manter-se saudável envolve além de uma alimentação balanceada e exercícios físicos, uma atitude positiva diante dessas circunstâncias e buscar estratégias de relaxamento para ajudar no controle do estresse.
Afinal, como terapeuta eu sei o quanto é difícil para pessoas com propensão a transtornos ansiosos se controlarem em momentos de incertezas.