IMG-20200716-WA0010
Débora Queiroz

Débora Queiroz

Psicóloga

Insegurança nos relacionamentos

A insegurança é um estado emocional que surge como consequência de uma situação que, por algum motivo, encaramos como ameaçadora. Isso pode estar associado a diversas áreas da vida, principalmente nos relacionamentos.

A insegurança surge quando há um sentimento de inferioridade. Em relacionamentos amorosos, a insegurança vem acompanhada de ciúmes, carência e pensamentos fantasiosos relacionados as crenças disfuncionais da própria pessoa.

A pessoa passa a viver em função daquilo que a deixa insegura sem que, no entanto, consiga encontrar soluções racionais e saudáveis, desgastando assim o relacionamento.

Infelizmente a pessoa passa a viver em função da sua própria insegurança, se comportando de forma desesperada, como vasculhar as redes sociais ou o celular do parceiro em busca de sinais de que não é amado ou que está sendo traída, faz comentários agressivos ou controladores pelo medo de não ser suficiente, medo do parceiro perder o interesse, medo de fracassar, medo de ser rejeitada ou de ficar sozinha, levando-a ao sofrimento em demasia e até mesmo ao bloqueio de seus objetivos pessoais por não conseguir pensar em outras coisas mais saudáveis dentro da relação.

Os medos mais comuns estão relacionados com as nossas maiores necessidades. Precisamos nos sentir seguros em termos afetivos, que gostem de nós e que nos valorizem (quer do ponto de vista pessoal ou profissional).

Na medida em que alguma dessas necessidades não são satisfeitas como imaginamos, pode aumentar a probabilidade de alimentarmos ideias pouco razoáveis a respeito do que somos capazes, do que valemos ou do que os outros pensam a nosso respeito e passamos a comportar-nos dominados pelo medo, afetando assim, nossas relações.

Não deixe de buscar ajuda de um psicólogo.

Clique aqui e veja os benefícios do tratamento psicológico.

Estamos Juntos!

Se você gostou comente. Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Iniciar Conversa
1
Você tem 1 mensagem não lida
Oi, tudo bem? Eu sou a Débora, Psicóloga em Valinhos. Vamos conversar?