Recentemente, essa exceção na minha prática clínica se tornou rotina e junto com ela a pergunta de muitos pacientes sobre se a modalidade terapêutica online é tão eficaz quanto a terapia presencial.
A resposta é SIM, e isso não é uma opinião minha, são evidencias comprovadas em inúmeros estudos que demonstraram sua validade.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) permite estimular a consciência, ajudando pacientes a reconhecer seus próprios pensamentos disfuncionais em situações de sofrimento e, assim, empregar um estilo de pensamentos funcionais e mais saudáveis, podendo reduzir a angustia e aumentar a sensação de bem-estar, sendo tão eficaz por videoconferência quanto presencial.
Estudos já demonstraram resultados positivos para o tratamento da depressão, ansiedade, fobia, transtorno do pânico, estresse pós-traumático, transtornos alimentares entre outros.
Até a terapia de casal, se beneficia da terapia online, visto que muitos casais possuem rotinas diferentes a do seu parceiro impossibilitando, muitas vezes, conciliar suas agendas.
Uma outra vantagem da terapia online é que você pode escolher o seu terapeuta, mesmo que ele não tenha um consultório próximo a você, ou até mesmo, pessoas que moram em outros países, pode se beneficiar em fazer terapia na sua própria língua-mãe, podendo expressar-se de forma mais autentica.
As consultas por videoconferência funcionam de forma idêntica às consultas presenciais.
Do outro lado há um psicólogo isolado em seu Home Office, usando ferramentas capazes de assegurar a confidencialidade da consulta e o sigilo.
E tal como acontece nas consultas presenciais, a empatia e o vínculo terapêutico são os elementos fundamentais para o sucesso da terapia.
Se não se sentir confortável com algum aspecto da consulta, procure expor a sua perspectiva sempre.